sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

HORIZONTE PERDIDO (1.2)

OU, COMO DESTRUIR O ALICERCE DA NAÇÃO, A FAMÍLIA - MAÇA ENVENENADA -


GERAÇÃO PERDIDA - "O OLHO VÊ SOMENTE O QUE A MENTE ESTÁ PREPARADA PARA COMPREENDER" 



Sugiro que a maioria das pessoas olha e não vê, ouve e não escuta, que vemos somente o que estamos preparados para compreender, essa a explicação mais plausível para os desencontros sociais nos dias de hoje, a perda de rumo dos pais, o desencanto dos filhos, a fragmentação das famílias e do tecido social do Estado. Mas como olhar e ver, ouvir e escutar se toda a educação formal proporcionada no meio escolar tem por objetivo obstar sistematicamente exatamente isso, se a educação formal é estruturada para treinar os jovens a olhar e não ver, ouvir e não escutar?

Tais programas escolares principiaram a ser aplicados pelos presidentes do antigo regime militar brasileiro (1964) continuados prazerosamente pelos subsequentes governos civis que elevaram às alturas a tal arte da deseducação, diplomando assim jovens alienados da realidade que os cerca também da realidade nacional e mundial, formando uma geração de pais que perderam o rumo, que perderam e também desprezaram os ensinamentos dos que os antecederam, pais, avôs e bisavôs. Não afirmo que os tempos anteriores a 1964 eram a maravilha das maravilhas, mas concordarão que havia mais segurança dentro do núcleo familiar, da parentela e até na sociedade e que as pessoas se sentiam mais seguras; havia uma estabilidade sadia. Reconheço, não somos perfeitos e que a sociedade que construímos é espelho de nossa imperfeição, porém antes dos governos militares, a vida era mais tranquila, sabíamos onde estávamos, onde iríamos, era então possível projetar para o futuro.


Mas seriam mesmo os militares brasileiros os responsáveis pelos projetos de reformulação do sistema (des)educacional brasileiro, o projeto de deseducar os jovens? De certa forma sim, os militares então no governo da Nação tiveram enorme peso e responsabilidade, mas para aqueles que não sabem, informo: quase imediatamente em seguida à queda do govêrno de Jango Goulart, missão militar norte americana (USAID) aboletou-se no prédio onde funcionava o DOPS paulista, na capital São Paulo e lá empenhou-se em reestruturar TODOS os currículos de escolas publicas brasileiras, afirmando que estavam nos dando uma fruta saborosa, Maça, que na realidade era uma Maça Envenenada com narcóticos que entorpecem o espírito ; a medida da eficiência de tal reformulação são os acontecimentos sociais de hoje e jovens que além de não conseguirem redigir um texto de forma coerente, não conseguem compreender textos, interpretar textos. A medida da eficiência do sistema educacional norte americano de ensino pode ser aferida pela fragmentação da sociedade civil e militar norte americana, a perda por parte de jovens norte americanos do sentido de segurança pessoal e até inclusive perda de respeito pela vida do próximo, o consumo de drogas estupefacientes, etc.; resultando inclusive na escolha de presidentes tais como Bill Clinton e um Barack Obama, e nós aqui para não ficarmos longe de tais péssimas escolhas, escolhemos um Fernando Collor, um Fernando Henrique Cardoso, um Lulla e como cereja(?) do bolo Dilma Roussef.


Considerem, proponho, que os resultados do sistema (des)educacional brasileiro é similar nas consequencias, até mesmo a uma guerra civil tão destrutiva como essa que ora acontece na Síria (curiosamente tal guerra civíl, financiada e apoiada até recentemente pelos norte americanos...)


Segue transcrição parcial de artigo publicado em BBC - Brasil:


Guerra civil cria geração perdida na Síria, diz relatório da ONU

Atualizado em  29 de novembro, 2013 - 15:02 (Brasília) 17:02 GMT





A guerra na Síria está criando uma geração de crianças traumatizadas e perdidas, afirmou um relatório da ONU.
De acordo com o documento da agência de refugiados da ONU (UNHCR) os refugiados em idade escolar que foram para os países vizinhos estão cada vez mais afastados das escolas e obrigados a trabalhar para sobreviver.LEIA MAIS

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