segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

AQUECIMENTO GLOBAL ESTÁ ACONTECENDO

AQUECIMENTO GLOBAL É UMA REALIDADE


Reportagem informando sôbre navegação comercial no Ártico em rota antes coberta pelo gelo ártico, gelo que vem desaparecendo, é contundente prova de que o aquecimento global é uma realidade inegável.

Hoje, 15:12

Ártico esconde ainda muitos perigos para turistas

Ártico, turismo

O aquecimento global, responsável pelo derretimento recorde do gelo ártico, tornou possível explorar campos de petróleo naquela região. Nos últimos anos, subiu também a envergadura da navegação no Ártico.

Companhias logísticas internacionais enviam cada vez mais frequentemente suas cargas pela Via Marítima do Norte, ao longo do território russo, ganhando tempo e evitando sérios riscos. Tornam-se mais populares viagens turísticas extremais no Ártico. Será que as consequências do aproveitamento comercial do Ártico poderão ser trágicas e como estes riscos podem ser minimizados?
O aproveitamento comercial do Ártico promete não apenas sérias vantagens, mas também supõe a necessidade de responder a sérios desafios com que teremos de deparar. Hoje, por exemplo, navios comerciais reduzem a distância passando ao longo do litoral ártico da Rússia. Deste modo, é possível diminuir em 6400 km a rota entre Hamburgo e Shanghai reduzindo a viagem em uma semana, em vez de navegar através do canal de Suez.
Grandes navios turísticos também começaram a entrar na região ártica. Mas o naufrágio do navio de carreira Costa Concordia perto da costa italiana mostrou patentemente as consequências navais que podem ter catástrofes mesmo nos nossos tempos e em altitudes quentes. E se um navio com três mil passageiros a bordo naufragasse...LEIA MAIS/READ MORE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário