terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

UM ALERTA SOBRE ALTAS TEMPERATURAS

Acredito que o momento climático que tenho percebido aqui na cidade de Salto/SP é hoje um padrão no Brasil conforme reportagens que tenho assistido na televisão, ou seja, durante o dia altas temperaturas, e à noite também altas temperaturas, acrescido da ausência de chuvas.

Chamou minha atenção uma reportagem na RedeSul de Rádio (da região sul do Brasil) onde é mencionado que as temperaturas mínimas à noite das H02:00 às H07:00 deveriam ficar abaixo dos 20ºC, porém têm ficado muito acima, fato esse que também acontece aqui em Salto; por exemplo, mesmo à noite as paredes da residência estão bem quentes, da mesma forma móveis, piso e principalmente a água potável nos encanamentos até ao ponto de ser desagradável no toque.

Esses fatos, mais alguns incêndios que têm acontecido, tal como o que se deu no Armazém Popular (Salto/SP) e no Líceu de Artes e Ofícios (SP) levam-me a alerta-los no que se refere às instalações elétricas de vossas residências e locais de trabalho para verificarem se por acaso não estarão super aquecidas, também não deixarem equipamentos elétricos ligados desnecessáriamente e desligarem da rede elétrica TV’s, modems, computadores e outros equipamentos elétricos.

Alguns equipamentos eletrônicos tem um sistema de nome stand by (modo de espera) onde o equipamento mesmo desligado na chave própria, permanece ligado à rede elétrica se não fôr desligado da tomada elétrica, gerando calor, consumindo energia elétrica e assim, tornando-se um risco potencial de incêndio. Cautela com conexões elétricas, isolamento deficiente, má ventilação em fios elétricos e dutos elétricos, armazenagem de inflamáveis e combustíveis.

Aproveito a oportunidade, para também lançar um aviso de que chuvas não virão em breve, muito ao contrário, ou seja, de que enfrentaremos brutal seca e racionamento de água e energia elétrica, apagões, etc.etc.

Por exemplo, nas cidades de Campinas e Valinhos, no estado de São Paulo, já principiou o racionamento de água.

Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário