segunda-feira, 28 de outubro de 2013

É ESSENCIAL E URGENTE EXTINGUIR AS POLÍCIAS MILITARES BRASILEIRAS

VEJA A PÁGINA DA MATÉRIA

>DATA:28/10/2013
>VEÍCULO:ESTADÃO.COM.BR//São Paulo
>EDITORIA:GRUPO ESTADO
>ASSUNTO PRINCIPAL:SEGURANÇA PÚBLICA/INSEGURANÇA/CAOS SOCIAL/

Antes de matéria sobre um assunto trágico e recorrente aqui no Brasil a ação criminosa e violenta de policiais militares, publicada no portal Estadão que transcrevo em parte, considero que é importante a sociedade brasileira repensar sobre a utilidade das polícias militares brasileiras. Considero que dentro de magníficas realizações de engenharia concretizadas no período do regime militar (1/41964 a 15/3/1985) tais governantes militares cometeram grandes erros, erros de magnitude tal, que hoje a Nação geme debaixo de um governo corrupto/socialista/anárquico onde reina a mais absoluta impunidade para os integrantes desses governos que vieram se sucedendo ao término do poder das FFAA. É quase um contra senso essa afirmação, mas indubitavelmente como construtores, planeadores de obras de engenharia, as FFAA são insuperáveis, pelo menos aqui no Brasil, mas no campo econômico e social são uma lástima, provado pelo fato de terem escolhido Luis Inácio Lulla da Sillva como um futuro líder nacional; deixaram-nos os militares uma Constituição muito discutível criando assim oportunidades para acontecimentos que tem se mostrado trágicos para a Segurança Nacional em seu todo, inclusive sem esquecer a segurança dos cidadãos brasileiros. Um dos erros trágicos daqueles governantes militares, foi terem tornado a Força Pública Paulista e outras organizações semelhantes em uma corporação de nome Policia Militar. Um aspecto interessante é que tentando encontrar algo específico sobre a antiga Força Pública, percebi que é extremamente difícil, todos os caminhos levando à hoje Polícia Militar.

E dentro dos acontecimentos, pergunto-me porque as Polícias Militares brasileiras não formaram uma voz conjunta para defenderem o direito do cidadão em ter o direito líquido e certo do porte e uso de arma de fogo para auto defesa? E não adianta alguma voz gargarejar que contamos com esse direito que sempre ardilosamente nos é negado.

Outro grande erro daqueles governantes militares foi terem prestigiado nomes como José Sarney, Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lulla da Ssilva e Dillma Roussef, hoje prestigiando José Serra, Aécio Neves e outros de estirpes malignas, esquecendo nomes de brasileiros que poderiam nos ter levado ao ápice, um desses nomes o do coronel Oziris Silva.

Qual o motivo de terem cometido tantos erros, de terem feito tantas más escolhas?



PM que matou jovem em abordagem na zona norte de SP é preso

Adolescente de 17 anos levou tiro no peito dentro do carro, no domingo; morte causou revolta na vizinhança e onda de depredação no bairro

28 de outubro de 2013 | 12h 59


Luciano Bottini Filho - O Estado de S. Paulo
Atualizado às 16h55.
José Rodrigues exibe o RG do filho Douglas, morto por PM durante abordagem na zona norte de SP - Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão
José Rodrigues exibe o RG do filho Douglas, morto por PM durante abordagem na zona norte de SP
SÃO PAULO - Está preso no Presídio Romão Gomes o policial militar que matou o adolescente Douglas Martins Rodrigues, de 17 anos, durante abordagem na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo, no domingo, 27. "Um episódio lamentável, mas as providências foram tomadas, o policial foi autuado em flagrante por homicídio. Já está preso. Nós queremos concluir rapidamente a investigação para que o inquérito seja levado à Justiça e que ela possa analisar e decidir", disse o secretário de Segurança, Fernando Grella Vieira.
O corpo de Douglas foi enterrado no fim da tarde desta segunda-feira, 28, no Cemitério Parque dos Pinheiros, também na zona norte. O velório começou por volta das 6h em uma igreja da Avenida Roland Garros, no Jardim Brasil.
A Vila Medeiros foi alvo de protestos de vizinhos que, na noite de domingo, após o assassinato, ficaram revoltados com a ação da polícia. Na manifestação, com cerca de 300 pessoas, duas lotações, um ônibus e um carro foram incendiados e lojas foram saqueadas. A PM interveio com bombas de gás e balas de borracha para a dispersão.
Os vizinhos alegam que Douglas, que era estudante do 3° ano do Ensino Médio, foi abordado pelos policias e, sem ter reagido, levou um tiro. Os policiais sequer teriam falado com a vítima. O policial Luciano Pinheiro Bispo...continue a ler




Nenhum comentário:

Postar um comentário